sábado, 23 de abril de 2011

Cisto de Baker

O Cisto de Baker trata-se de um extravasamento e acúmulo de líquido na bolsa sinovial na região da fossa poplítea provocando uma saliência e uma sensação de desconforto atrás do joelho. A dor pode piorar durante a flexão e extensão do joelho ou em momentos de maior atividade física no trabalho, andar distâncias maiores ou subir escadas.
A causa exata do cisto de Baker ainda é desconhecida, porém o aumento da produção de fluido e traumas pode levar ao seu aparecimento. Os sinais e sintomas mais comuns são:

·         Edema na região poplítea
·         Dor e Rigidez sem relatar história de trauma
·         Dor e Edema na panturrilha caso haja ruptura do cisto

O diagnóstico é realizado através da palpação identificando um nódulo palpável, ou através de uma Ultra-sonografia e/ou Ressonância Magnética.

O tratamento médico é realizado com medicamentos antiinflamatório, há casos de reabsorção do Cisto de Baker, caso isto não aconteça é necessário o tratamento cirúrgico.
TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO:
Fase Aguda:
·         Drenagem;
·         Ultra-som Pulsado 1 MHZ (45Hz,  0,5W cm2 , 4 min);
·         TENS convencional e/ou Gelo.
Fase Tardia:
  • Quando abolido o quadro inflamatório, focar na musculatura posterior do MMII, pois é necessária uma boa flexibilidade para evitar sobrecarga nas bainhas sinoviais, provocadas principalmente pelos musculos semitendíneo e semimembranoso.

Por: Raniery Silva Alves

5 comentários:

  1. Olá,sou recém formada e tenho uma paciente q teve ruptura de cisto de Baker. Ela está em fase subaguda. Seu post foi esclarecedor, até pq não se encontra muito sobre tratamento fisioterapêutico nesta condição.
    Gostaria de saber sua opinião sobre fortalecimento em musculatura da art do joelho, para ajudar na estabilização e consequentemente diminuir o impacto no cisto. Acha que é válido, ou estou "viajando"?rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, o reforço físico é indicado sim. Pode fazer séries de flexão de quadril, extensão de joelho, Tríplice flexão e principalmente alongamentos da cadeia muscular posterior (isquios tibiais) cuidado com os alongamento para não comprimir por demais o cisto. Na fase tardia pode entrar com o calor do ondas curtas que vai ajudar. UltraSom contínuo na região da fossa poplítea e tração caudal também auxiliam. O resto você precisa pesquisar e perder o medo de bolar um protocolo. O mercado precisa de profissionais confiantes em si mesmos. Espero ter lhe ajudado. Rafael

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito ,porque meu joelho doi muito estou fazendo fisioterapia bom entender o que temos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu trabalho!Raramente há indícios de procedimentos fisioterápicos para este problema!Adorei!!Obrigada!!

    ResponderExcluir